Foca and Friends terminam semana com treino longo para enfrentar Maratona de São Paulo
Alunos da assessoria de corrida “Foca and Friends” garantem que estão animados e preparados para a Maratona de São Paulo, no próximo dia 2. Percursos longos, de até 36 km, alongamento, hidratação e boa alimentação fazem parte da preparação liderada pelo treinador Peterson Foca Lima.
Mais de vinte alunos participarão das provas, sendo 10 para a maratona e o restante se divide entre os 10 km e 25 km. “Estamos nos preparando desde dezembro na prova de Pampulha de 18 km. A partir daí, os treinos foram intensificados em relação à distância, aumentando cada vez mais a quilometragem”.
Segundo Foca, o principal objetivo da progressão dos percursos é o ganho de resistência cardiorrespiratória e muscular. Ele alerta, no entanto, que o aluno também precisa fazer exercícios de fortalecimento para evitar lesões. “Arriscar em fazer uma prova longa como a maratona sem a devida preparação e acompanhamento profissional pode levar o corredor a não concluir a prova e, até, a uma lesão grave”.
Como em todas as maratonas, o número de mulheres ainda é pequeno em relação ao sexo oposto. Na Foca And Friends apenas Patrícia Lima, 36, vai encarar o desafio. Ela acredita que faltam estímulos para que as mulheres tomem coragem para enfrentar os 42 quilômetros. “Biologicamente falando as mulheres são mais resistentes que homens, portanto acho que questões psicológicas e motivacionais devem ser tratadas para que a ala feminina tenha mais vontade de participar de percursos maiores”, acredita a maratonista.
O treinador Foca aproveita e dá algumas dicas para quem quiser encarar o desafio:
Alimentação: refeições mais leves e ricas em carboidratos (macarrão, arroz, pães, bolo simples) sem exageros, com porções balanceadas. Todos os tipos de frutas e legumes devem fazer parte da alimentação. Evitar bebidas alcoólicas
Hidratação: tomar muito líquido, principalmente água, o suficiente para não ficar com sensação de sede. Foca lembra que os isotônicos são recomendados apenas durante e após treinos ou provas para repor sais minerais perdidos.
Descanso: treinos devem ser reduzidos e mais curtos, priorizando o descanso para a prova. Boas noites de sono também são bem-vindas.
Alongamento: deve ser feito até sábado. Segundo Foca, o alongamento antes da corrida é desnecessário. O importante é o aquecimento que potencializa o desempenho dos músculos.
Na prova: é muito comum que, estimulado pelo ambiente de entusiasmo, o corredor inicie a prova em ritmo mais forte do que está habituado. Esse gasto a mais de energia pode causar perda de rendimento do meio para o fim da prova. Portanto, a dica para concluir o percurso é manter o ritmo dos treinos desde os primeiros quilômetros.
“O importante é que o corredor mantenha seus hábitos. Há uma semana de uma prova difícil como essa não é o momento certo para inovar em nada. Se o sono diário é de cinco horas, não vai adiantar dormir por muito mais tempo imaginando que estará mais descansado. Deve-se respeitar o corpo e colocar em prática na corrida tudo o que treinou e o resultado será positivo”.
Mas, o treinador lembra também que relaxar e se divertir no percurso é fundamental para terminar bem a maratona. “O corredor tem que aproveitar a paisagem, interagir com os outros participantes e com o público que assiste e apóia. Isso faz a diferença”, conclui Foca.
Foca And Friends Assessoria de Corrida
Assessora de Imprensa: Bernadete de Aquino (11) 6382-1851
Treinador: Peterson Foca Lima: (11) 9513-8906
Nenhum comentário:
Postar um comentário